Ultrassonografia Mamária em Limeira

A ultrassonografia da mama é um exame que tem por finalidade analisar o tecido mamário e colher informações sobre lesões e nódulos de maneira mais precisa do que a mamografia.

Portanto, mulheres com nódulos costumam passar pelo procedimento para identificar o tamanho e outras características da lesão. Ele é essencial para a realização da biópsia, já que pode indicar a localização exata onde deve ser inserida a agulha.

Além das pacientes sintomáticas, também é indicado como prevenção para mulheres jovens (abaixo dos 35 anos) e grávidas. Quem tem mamas muito densas e que são difíceis de analisar na mamografia também é submetida ao exame.

O que o ultrassom detecta?

Lesões sólidas ou nódulos são mais bem enxergados pelo ultrassom.. Sejam esses nódulos de forma arredondada, sólido ou oco, é possível enxergar tudo isso, até seu contorno e sua margem". Isso garante um diagnóstico muito mais preciso sobre um tumor benigno ou maligno e auxilia o médico a optar pelo tratamento mais adequado.

Para que serve?

O ultrassom da mama é particularmente indicado para investigar a presença de nódulos ou cistos mamários nas mulheres com mamas densas e com alto risco de câncer de mama, como as que tem mãe ou avós com essa doença.

Outras situações onde o ultrassom de mama pode ser solicitado, é em caso de:

• Dor na mama;
  • Traumatismos ou processos inflamatórios da mama;
  • Nódulo palpável e acompanhamento de nódulo benigno;
  • Para diferenciar um nódulo sólido, de um nódulo cístico;
  • Para diferenciar nódulos benignos e malignos;
  • Para detectar seroma ou hematoma;
  • Para ajudar a observar a mama ou nódulo durante uma biopsia;
  • Se a quimioterapia está tendo o resultado esperado pelo oncologista.