Ultrassonografia Pélvica Transvaginal em Limeira
O ultrassom transvaginal é um exame conhecido das rotinas ginecológicas e obstétricas. Por meio dele, o médico pode ter uma visualização de todo o aparelho reprodutor feminino, útero, ovários e trompas. O exame pode ser utilizado para diagnosticar miomas, câncer e gravidez. Além disso, é um forte aliado das técnicas de reprodução assistida.
O exame faz parte de todos os procedimentos que envolvem as técnicas de reprodução. "O médico pede o exame durante a investigação do casal, no decorrer do tratamento e, por fim, faz-se um ultrassom transvaginal para confirmar a gravidez", explica.
O exame é essencial durante o período da estimulação ovariana. Por isso, é feito com intervalos de dois dias. É por meio dele que o especialista vai analisar a evolução do tratamento, como anda o crescimento dos folículos (uma espécie de cápsula que abriga o óvulo até o momento em que ele amadurece e é expelido para a fecundação) e qual é o momento certo para marcar o procedimento de fertilização. Mesmo que não haja indução ovulatória por meio de hormônios, a mulher faz o ultrassom para que o médico avalie qual é o ritmo em que seu corpo ovula.
O Ultrassom Transvaginal pode ser mais específico e muito importante nos casos de endometriose. Neste caso, o exame deve ser feito com preparo intestinal para melhor avaliação da extensão da doença e comprometimento intestinal. Nos casos de câncer pode ser complementado com o exame de Doppler para estimar o fluxo de sangue para os órgãos da região. Com essa variação, é possível encontrar um padrão característico de formação de novos vasos que irrigam o tumor que pode levar à suspeita ou não de uma doença maligna.